Nos forneceram dois vídeos para ilustrar o assunto: https://youtu.be/ic28PaXiM14 E https://youtu.be/HGr_MQMWPfY
A professora nos deu uma direção de estudo ao colocar para nós o texto abaixo, onde algumas questões deveriam ser respondidas dentro de nossa produção textual.
Podemos afirmar que os jesuítas tiveram uma importância fundamental na colonização do Brasil, visto terem sido os principais responsáveis pela educação brasileira por mais de 2 séculos (1549-1759).
Vimos nos textos disponibilizados que a Ordem dos Jesuítas surgiu pela necessidade que o catolicismo sentia de deter os progressos cada vez mais ameaçadores do protestantismo. Mas, segundo Otaiza Romanelli (2001,p.35) “ a obra de catequese que, em princípio, constituía o objetivo principal da presença da Companhia de Jesus no Brasil, acabou gradativamente cedendo lugar, em importância, à educação da elite.
Na sua opinião, qual contexto sócio histórico favoreceu a chegada dos jesuítas?
A quem se destinava, de fato, a escolarização?
Você acredita que ainda hoje o modelo jesuítico se reflete no modelo atual de ensino?
Com os jesuítas começou a educação no Brasil. Mas foi mesmo isso que eles vieram fazer aqui? Como eram os famosos colégios que os jesuítas fundaram por toda colônia? Os índios frequentavam esses colégios?
Seguindo essas orientações, produzi o texto abaixo:Interessante começar o assunto, lembrando porque os Jesuítas surgiram no mundo.
No Século XVI, irritado e decepcionado com a Igreja Católica, Lutero escreve um documento onde critica a Igreja e o Papa. Esse documento se espalha entre o povo, e Lutero é expulso da Igreja. A Alemanha o acolhe, e ele começa a traduzir a Bíblia do latim para o Alemão. Guerra vai, Guerra vem, e em alguns anos, a Europa entende que cada governante tem o direito de decidir qual religião seguir. Só que com isso, o Luteranismo se espalhou, e as ideias protestantes que enfraqueciam a Igreja, começaram a crescer entre as pessoas.
Já havia, entre alguns católicos, a ideia de que deveriam fazer uma reforma na Igreja. Com o avanço do Protestantismo isso foi acelerado. Fundou-se então a Companhia de Jesus (Jesuítas). Inácio de Loyola, seu líder, havia sido um soldado, e, após um acidente que o tira da vida militar, se torna padre. Devido ao perfil de seu líder, os primeiros Jesuítas foram treinados de forma militar, e tinham missões específicas pelo mundo, mas a mais importante era fortalecer a Igreja Católica e frear o avanço dos Protestantes. Entre os locais escolhidos para os Jesuítas se firmarem, estava o Brasil.
A principal missão deles era catequizar os nativos e cuidar da Igreja recém instalada no país, impedindo assim a chegada do protestantismo.
Eles não só conviviam com os colonos, como também criaram missões em terras indígenas para catequizar os índios. Como a língua era um empecilho, Padre José de Anchieta, começa a mapear o Tupi e juntando ao Português cria uma língua que acaba sendo usada para comunicação por muitos anos.
A civilização dos índios passava pela aculturação desse povo, convertendo os nativos à religião Católica. Tentavam com isso também proteger os índios dos portugueses que os queriam escravizar. Para seguir o padrão europeu de civilidade, usavam a catequese para ensinar, e apagavam sua cultura original, pois a consideravam que eram atrasados e precisavam ter suas almas salvas e livres de pecados. Perceberam que seria mais simples se educassem as crianças, para que elas aprendessem o modo europeu de civilidade, de acordo com os padrões católicos.
E como era um processo de colonização, a figura religiosa do Pajé deveria ser deixada de lado em favor dos Jesuítas, que vinham lhes apresentar o único e verdadeiro salvador.
Com o falecimento dos mais velhos que passavam sua cultura de forma oral, e com as crianças sendo alfabetizadas e incorporadas a cultura religiosa da igreja católica, pouco a pouco, em apenas dois séculos, os Jesuítas conseguiram retirar desses nativos grande parte de sua cultura.
Então, percebemos, que a ideia inicial de fundação das escolas era não só para formar os filhos de colonos, mas também e principalmente, para formar todo o povo nativo em súditos da coroa Portuguesa.
Percebemos em nossos estudos também que a educação era dividida socialmente. Os índios eram catequizados. Eles aprendiam a ler e escrever para poderem entender a religião católica. Já os filhos de colonos eram educados para a formação de uma elite culta. Esses eram os que frequentavam as escolas que haviam nos grandes centros urbanos. Os índios ficavam restritos às missões nas aldeias.
Quanto ao legado, os Jesuítas nos deixaram o ensino tradicional, ainda hoje aplicado na maioria das escolas. Um ensino sistematizado, com regras claras, currículo único, separado em graus, e onde o professor é o detentor do saber e o aluno uma folha em branco a ser preenchida com o conhecimento de seu tutor.
Hoje, já vemos professores, que não compactuam com esse modelo tradicional e partem em busca de auxiliar seus alunos a construírem o próprio conhecimento, desenvolvendo assim mais sua capacidade de interpretação e crítica.
FEEDBACK DO PROFESSOR:
A professora retornou a avaliação com 100 em um range de 0-100. Acredito, nesse ponto, que construí meu conhecimento com base. Gosto muito de fazer essas pesquisas. Acabo no final sempre me divertindo construindo os textos.